quinta-feira, 14 de abril de 2011

Entrevista com João Guilherme, Narrador do Sportv!



João Guilherme de Miranda Carvalho, carioca de Niterói. Jornalista, e hoje trabalha como narrador esportivo no canal Combate, no Sportv e PFC. E como locutor esportivo na Rádio Manchete.






1 - João, quando você iniciou sua carreira?

Na rádio carioca em 1988 com João Adad me dando a oportunidade de ser do plantão esportivo.

2 - E como foi pra você, carioca de Niterói, passar 4 anos em São Paulo? Foi proveitoso?

Muito proveitoso, amadureci muito como profissional e pessoa. Fui para a rádio Gazeta e depois fiz um teste no Sportv e virei narrador do canal campeão lá em Sampa.

3 - Você chegou no Sportv em que ano? E como tem sido essa experiência?

Em 1997, indicado por Mauro Beting que trabalhava comigo na rádio Gazeta. Nunca tinha imaginado trabalhar em tv, meus sonhos eram todos voltados ao rádio, mas tem sido algo maravilhoso nestes quase 14 anos.

4 - Você prefere narrar na tv ou no rádio? E é muito diferente uma coisa da outra?


Não tenho preferência, no rádio o desgaste físico é maior porque você fala muito mais, na tv o desgaste é mais mental, porque tem uma série de detalhes como a atenção com a imagem e muita gente falando no seu ouvido. São dois veículos incríveis e que cada um tem o seu próprio espaço.

5 - Que outro esporte você gosta de narrar, além do futebol?

Gosto muito de narrar basquete, acho emocionante aqueles momentos finais. Aprendi a gostar de narrar MMA também, no início não curtia, mas hoje curto bastante. 

6 - Como surgiu seu famoso bordão "que desagradável"?

Por acaso, um dia o Pet em um jogo entre Flamengo x Cruzeiro em 2001 no mineirão, pisou na bola e caiu em cima dela. Na hora falei "que desagradavel". Nesse momento o Raul Plassmann que estava comigo na transmissão disse que aquilo era muito bom. No outro dia várias pessoas falaram comigo sobre o bordão, mas não esperava que fosse ganhar tanta força como ele tem. Onde vou no brasil ouço o "que desagradável".

7 - Quem foi sua referência na TV e no Rádio?

Meu ídolo na narracão esportiva é Osmar Santos. Um locutor a frente do seu tempo. Um gênio que mandava mensagem contra a ditadura nas transmissões de futebol, por isso se tornou o locutor das diretas.

8 - Quem  foi o seu maior ídolo no futebol?

O meu maior  ídolo no futebol foi o Zico.

9 - Qual seu time de infância? (sem ficar em cima do muro hein! rs)

Pula essa, que desagradável, rs!!!!

10 - Qual o jogo mais marcante do Flamengo que você narrou?

A final do campeonato carioca de 2004 com três gols do Jean, o Flamengo venceu o Vasco.



11 - O que você diria da torcida do Flamengo? Faz a diferença mesmo?

A torcida do Flamengo é a maior do mundo! Ganha no volume, no grito... existem outras torcidas incríveis e apaixonadas , mas a do Fla sempre é maioria e faz diferença.

12 - O que a torcida do Fla mais gosta de ouvir nas suas narrações é o "Faz a festa a maior torcida do Brasil", Mais um bordão marcante não é? 

Acho que o torcedor do Fla tem orgulho disso, do time de maior torcida do Brasil, meus amigos de São Paulo ficam bravos comigo porque dizem que a do corinthians é maior, mas as pesquisas apontam a do Fla. O bordão pegou sim e admito que fica bonito quando aparece a torcida e eu falo "faz a festa a a maior torcida do Brasil"

13 - Você acha que o Vanderlei Luxemburgo está usando a escalação ideal? Por que?

A impressão que tenho ê que ele não achou o lateral esquerdo e o atacante, o Deivid que ele apostava não pegou e não tem um um lateral de nível na esquerda. O time tem algumas deficiências.

14 - Se você fosse o presidente do clube, traria o "pacote Adriano"?

Claro que não e não entendo o torcedor e parte da imprensa pedir e valorizar um cara que é um péssimo exemplo de profissional. Ele é ótimo dentro de campo, mas o kit-problema que ele carrega é maior que o futebol dele.


15 - Como avalia a administração da presidente Patrícia Amorim?

No início foi vítima de preconceito por ser mullher e dirigir o time mais popular do Brasil. Pecou pela inexperiência, mas as contratações do Ronaldinho e Thiago Neves fizeram a torcida admirá-la.

Queremos agradecer a você João pela oportunidade da entrevista e pela sua gentileza conosco! Parabéns pelo seu trabalho, e mais sucesso ainda na sua carreira, e continue assim, pra mim o melhor narrador da tv brasileira!!

Muito obrigado pela oportunidade, obrigado pela atencão muito sucesso para todos e para o Blog. Tudo de bom para vocês. Abs @JoaoSportv!



@CRFHEXA e @ERICO_FLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário